segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O que é a poesia?



“ – Poesia! Poesia! – murmurou Bertram.

 – Poesia! Por que pronunciar-lhe à virgem casta o nome santo como um mistério, no lodo escuro da taverna? Por que lembrá-la a estrela do amor à luz do lampião da crápula? Poesia! Sabeis o que é a poesia?

– Meio cento de palavras sonoras e vãs que um pugilo de homens pálidos entende, uma escada de sons e harmonias que àquelas almas loucas parecem ideias e lhes despertam ilusões como a lua as sombras... Isto no que se chama os poetas. Agora, no ideal, na mulher, o ressaibo do último romance, o delírio e a paixão da última heroína de novela, e o presente incerto e vago de um gozo místico, pelo qual a virgem morre de volúpia, sem saber por quê...

 – Silêncio, Bertram! (...) A poesia, eu t´o direi também por minha vez, é o voo das aves da manhã no banho morno das nuvens vermelhas da madrugada, é o cervo que se rola no orvalho da montanha relvosa, que se esquece da morte de amanhã, da agonia de ontem em seu leito de flores!

 – Basta, Claudius: que isso que aí dizes ninguém o entende: são palavras, palavras e palavras, como o disse Hamlet: e tudo isso é inanido e vazio como uma caveira seca, mentiroso como os vapores infectos da terra que o sol no crepúsculo irisa de mil cores, e que se chamam nuvens, ou essa fada zombadora e nevoenta que se chama a poesia!

 – À história! À história! Claudius, não vês que essa discussão nos faz bocejar de tédio?”


(Álvares de Azevedo, Noite na taverna, L&PM Pocket, 1998, páginas 59 e 60)

Nenhum comentário:

Postar um comentário