domingo, 7 de setembro de 2014

O salto


Estreou na última sexta-feira (05 de setembro de 2014), a coluna O salto, publicada no Jornal A Semana, de Pirapora e toda microrregião do Médio São Francisco, coluna-espaço-aberto para os(as) artistas piraporenses, buritizeirenses, norte-mineiros publicarem semanalmente seus trabalhos – poemas, narrativas, fotografias, desenhos, pinturas, quadrinhos etc. Escrevi o texto de apresentação da coluna e a ideia, além de apresentar a proposta, foi lançar um manifesto: manifesto a favor da cultura regional: a favor do rio daqui que produz peixes aqui que produzem arte aqui. Correnteza a favor do salto. O texto na íntegra pode ser lido abaixo.

P.S.: Continua ventando por cá.


Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor

                                           
Dexôtedizer: Pirapora tem cultura sim!

Ainda que neguem os que não querem enxergar. Ainda que chamem de sem cultura o povo dessas ribeiras daqui

Dexôtefalar: Pirapora tem cultura sim!

Acontece nessa região de norte de Minas movimentos artísticos de resgaste da cultura regional, da cultura do povo que produz cultura mesmo sem saber que o faz. Iniciativas como saraus, grupos de teatro, literatura e danças folclóricas, propõem-se a serem espaços de visibilidade para os artistas de cá, para que estes se olhem, se conversem, se apreciem e se mostrem para todo mundo que puder enxergar – enxergar sem ver, enxergar-sentir.

E eis que Pirapora se (re)descobre. Sem precisar do olhar do descobridor estrangeiro, de um venturoso navegante, dono de olhos-poder. Pirapora se (re)descobre porque olha para o próprio umbigo lavado de rio e, pam!, encontra poesia ali. Bem que minha avó dizia que sujeira de umbigo é poesia, sujeira de umbigo é poesia. Pirapora agora canta para os sete ventos que carrega, em seu colo, poetas, escritores e escritoras, pintores e pintoras, fotógrafos, fotógrafas, desenhistas, artistas, artistas!

E artistas são como peixes que de vez em quando saltam. Saltam para se mostrar. Saltam para dizer que existem. Saltam porque viver no fundo do rio é necessário, mas às vezes dói demais – é triste. O artista necessita lançar-se. E o artista é peixe. E o artista piraporense, como prenunciou o nome-profecia, salta.

Pirapora é o salto do peixe, atenta.

Pirapora é lugar de artista.

E Buritizeiro também. E o norte de Minas.

É para ajudar a saltar, que o Jornal A Semana avisa que, a partir de agora, além de jornal, é rio de onde os peixes saltam. Artistas de Pirapora, Buritizeiro e região, venham todos e todas saltar por essas águas. A partir de agora, o jornal é também lugar de gente que inventa – e nada. Envie seu trabalho para a gente – poema, prosa, pintura, desenho, quadrinho, fotografia – que a gente publica.

Porque como diz a cantiga da lavadeira que volta, feliz, do Rio São Francisco:

Pira-poré lugar de peixe,

Pira-poré lugar de artista,

Pira-poré lugar de peixe,

Pira-poré lugar de artista.

Coluna O salto



P.S.2: E para quiser enviar o seu trabalho, taí o e-mail: osaltojornalasemana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário