segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Tentativa de resenha: "Um affair freudiano - Os escritos de Freud sobre a cocaína", Oscar Cesarotto


No fim do século XIX, iniciando sua carreira científica, o jovem Sigmund Freud comprometeu-se com o estudo dos benefícios da cocaína – alcaloide da planta de coca, advinha da América do Sul – em diversos usos terapêuticos: estimulante, anestésico, supressor da dependência de morfina, entre outros. A substância ainda era praticamente desconhecida na Europa e Freud foi um dos seus mais dedicados divulgadores. O cientista a estudava com o entusiasmo de quem sabe estar diante de uma descoberta valiosa. Movia-o o desejo de entrar para a história da ciência, previsão feita ainda em sua infância: uma curandeira disse para sua mãe que ele seria uma personalidade importante e esse destino antecipado lhe perturbou durante a vida inteira ao ponto de, antes de morrer, ainda estar insatisfeito consigo, por pensar não ter cumprido a profecia.

Freud acreditava que o legado que deixaria para a ciência seriam seus estudos sobre a cocaína. Porém, com o avançar dos experimentos em amigos, pacientes e, principalmente, em si mesmo, a substância revelou-se capaz de criar dependência química tanto quanto a morfina e extrapolou os limites clínicos. Ainda em fins do século XIX, Freud foi responsabilizado moralmente pelo alastramento do cocainismo. Sua pesquisa foi um fracasso. E, não obstante as tentativas de se livrar desse passado, seu inconsciente já havia sido marcado por ele.

Este livro de não-ficção é dividido em três partes: na primeira, percorre a história do cientista jovem e sua ligação com a cocaína; na segunda, compila todos os artigos científicos de sua autoria sobre o assunto e, na última, contextualiza o impacto da substância no final do século XX, abordando questões econômicas, sociais e políticas. O autor foi muito feliz ao incluir essa terceira parte, apresentando as consequências, um século depois, do entusiasmado estudo. Outro ponto a ser ressaltado é o fato de que, embora seja livro específico da área psicanalítica, sua linguagem, por não ser tecnicista, pode ser apreendida sem dificuldade por leigos.

Para além das questões biológicas e químicas, interessou-me especialmente a análise da história dos fracassos. Um fracasso específico que, não obstante ter sido silenciado, reverbera até hoje. Impossível não se perguntar se o contexto atual de tráfico e criminalidade envolvendo a cocaína seria diferente se um cientista pretensioso não tivesse um dia se maravilhado por seus efeitos clínicos. Ou, ainda, o quão subaproveitadas para fins médicos são algumas substâncias consideradas ilícitas pelo Estado. O que há para além do tabu das drogas? 




Um affair freudiano - Os escritos de Freud sobre a cocaína
Oscar Cesarotto
1989
Ed. Iluminuras
131 páginas

Avaliação: 3/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário