domingo, 6 de março de 2016

Tentativa de resenha: "Dublinenses", James Joyce


Dublinenses, primeiro livro a ser publicado por James Joyce, com apenas 25 anos, reúne 15 contos que, para além de narrar um trecho da vida de seus personagens, narra a Dublin do início do século XX. A história da Irlanda é percorrida através dos passos de personagens como Eveline, do conto que recebe seu nome, que planeja fugir com o namorado marinheiro na intenção de se libertar do pai violento e do peso da vida doméstica; e Farrington, do excepcional Partes complementares, trabalhador que, após o estresse causado pelo trabalho, demite-se e gasta o seu tempo pelos bares da capital irlandesa. Encontramos, através da vida humana apresentada, uma Dublin economicamente decadente, com crise de inferioridade perante outros países, mas ainda conservadora em relação às tradições, principalmente às cristãs.

Seus personagens, em diferentes contos, caminham pelas mesmas ruas e temos a impressão de que, em diversos momentos, eles se encontram, mas não se reconhecem. Nós mesmos nos sentimos percorrer lugares conhecidos, conforme o livro vai avançando. O autor trabalha bem esse sentido de continuidade geográfica, nos informando de que é a cidade sua matéria-prima. A cidade que mora em cada uma das pessoas descritas. A palavra dublinenses tanto pode ser compreendida como “os nascidos em Dublin”, quanto “as coisas de Dublin”. Cidade e indivíduo se fundem.

Em livros de contos, gosto do efeito de abandonar os personagens em um momento específico de sua vida. Há tempo suficiente para o apego, mas a despedida chega muito depressa. O que sobra é a sensação de incompletude que nos acompanha, no que quer que façamos. O conto nos lembra de que a vida, nossa vida, nunca estará completa. Acompanhamos a existência do outro apenas por um trecho, um número pequeno de páginas. Depois o abandonamos. Depois o outro nos abandona. E é hora de partir para uma narrativa nova. Que dá lugar à outra. No fundo, aprendemos a lidar com despedidas ao lermos livros de contos. James Joyce nos ensina bem.

Destaque para: Depois da corrida, Partes complementares, Um caso doloroso e Os mortos.



Dublinenses
James Joyce
1914
L & PM Pocket
216 páginas.

Avaliação: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário